icone-blog
Este blog é dedicado aos amantes da língua portuguesa, àqueles que querem sempre aprender mais e aos que querem conhecer melhor nossa empresa. A valorização da língua portuguesa é nosso maior objetivo e nossa maior alegria! Esperamos que façam bom proveito das informações aqui postadas!

Vírgula após "mas"?

  21 Maio 2014

Cuidado com o uso de vírgula após "mas"! Temos notado que muitas pessoas estão pondo essa vírgula de forma errada, então resolvemos ensinar aqui quando fazê-lo.

Na maioria dos casos, saiba, NÃO há vírgula após "mas", apenas antes!

Vamos explicar: a vírgula deve separar as conjunções adversativas PORÉM, TODAVIA, CONTUDO, ENTRETANTO, NO ENTANTO, e as conclusivas LOGO, PORTANTO, POIS e POR CONSEGUINTE.

É por isso que devemos escrever "O comandante, porém, mandou parar o navio".

Mas as pessoas confundem e colocam o "mas" nessa lista acima, quando ele não deveria estar lá! E é erro pôr vírgula depois dele: está errado, portanto, escrever "Sou vegetariano já faz bastante tempo, mas, não consigo comer todo tipo de vegetal".

Quando o "mas" estiver no começo da frase, tampouco podemos pôr vírgula depois dele: novamente é errado escrever "Mas, não quero entrar em mais detalhes".

Mas, como sempre (ops, que vírgula é essa depois do "mas"?), há cuidados que devemos tomar: haverá vírgula depois do "mas" quando essa vírgula estiver separando um elemento intercalado – no caso desta frase, é "como sempre". Uma dica: uma só vírgula depois do "mas" é sinal de que algo está errado. Se não forem duas (que isolam um elemento, ou seja, estão ligadas a esse elemento, e não ao "mas"), provavelmente sua frase está errada!

 

P.S. Tem dúvidas? Escreve pra gente nos comentários que a gente faz um post sobre o assunto! 

 

 

Publicado em blog

ABL Responde!

A nova ortografia tem pegado muita gente de surpresa, até porque as regras, que tinham o fim de facilitar as coisas, em muitos casos acabaram confundindo...

Há casos em que surgem dúvidas que não conseguimos solucionar pesquisando em dicionários e livros técnicos (há poucos sobre o novo Acordo Ortográfico, infelizmente).

Mas você sabia que existe uma forma de tirar suas dúvidas diretamente com a "autoridade máxima" no assunto, a Academia Brasileira de Letras (ABL)? Captura de Tela 2014-05-15 às 16.48.34

Pois é, eles disponibilizaram uma página na qual você pode fazer sua pergunta. E o melhor: a resposta sempre vem, e de forma bastante ágil. Normalmente a gente pergunta num dia e já recebe a resposta no outro!

A 3GB criou um link mais curtinho, pra você ir direto ao assunto: http://3gb.cc/ABLresponde

Vale a pena consultar, porque ficar com pulga atrás da orelha não dá, né!

Publicado em blog

Saiba mais

icone-blogBlog
Dicas, artigos e informações que possam melhorar as ferramentas de comunicação!

icone-agendaAgenda
Fique por dentro do que vai rolar: eventos, cursos e muito mais.

Fale conosco

Entre em contato conosco:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: São Paulo/SP (11) 3673.1570 

Para mais informações ou para enviar uma mensagem, clique aqui.